quarta-feira, 14 de novembro de 2012

1º Encontro Estadual de Grêmios da UPES


Durante os dias 10 e 11 de Novembro a cidade de São Bernardo do Campo ajudou a escrever mais uma página da história combativa da UPES e do movimento estudantil paulista sediando o 1º Encontro Estadual de Grêmios.

Os mais de 100 estudantes representantes dos 60 Grêmios Estudantis presentes foram também responsáveis por encontros municipais, saraus, assembleias e debates realizados no processo de mobilização do Encontro que  debateu a realidade cotidiana do estudante e da participação do Grêmio Estudantil Livre.

Trazendo como tema principal a Reserva Estadual de Vagas nas Universidades Públicas, o 1º Encontro de Grêmios da UPES discutiu os rumos que as mobilizações devem tomar, convocando todos os estudantes do estado de São Paulo para ocuparem a Secretária de Educação do Estado a fim de pressionar o Governo de São Paulo a discutir e aprovar a reivindicação da Reserva de 50% das vagas nas universidades públicas estaduais para estudantes oriundos de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas.

A UPES defende a Reserva de Vagas como medida paliativa visto que avalia que o Ensino Médio da escola pública paulista atualmente não joga nenhum papel para a formação do estudante secundarista. A entidade reconhece e reivindica mais investimentos na educação paulista através da PEC do Pré-Sal 09/2009 que defende 50% do Pré-Sal de São Paulo destinado exclusivamente a uma escola moderna, com profissionais capacitados e valorizados, com material didático atualizado e um Ensino Médio reformulado atendendo a nova realidade.

O 1º Encontro Estadual de Grêmios da UPES também debateu a reformulação do Ensino Médio, o papel do Ensino Técnico para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e o Passe-Livre Estudantil.

Na plenária final os estudantes presentes aprovaram por unanimidade a Carta do 1º Encontro Estadual de Grêmios que define as bandeiras de luta da UPES e os novos rumos que o movimento estudantil secundarista paulista deve tomar. Confira aqui odocumento na íntegra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso post!